A transição de um trabalho de 9 para 5 (não importa o quão mortal seja) para um estilo de vida como um nômade digital (não importa o quão libertador) é uma transição assustadora de se fazer.
Há muito mais a considerar do que apenas “Saia do seu trabalho e viaje pelo mundo!” – particularmente do ponto de vista financeiro.
Esta postagem visa eliminar todas as suposições da preparação financeira para deixar seu trabalho das 9 às 5 para a independência de localização, fornecendo a você um plano de ação concreto que você pode começar hoje.
Se você é como a maioria das pessoas, não presta muita atenção em onde está gastando seu dinheiro a cada mês, ou mesmo quanto está gastando.
Não precisa ficar envergonhado – todos nós fazemos isso, e esta é uma zona livre de julgamentos.
Mas, para fazer a transição de seu trabalho das 9 às 5 para uma nova vida como nômade digital, você precisa começar a prestar muito mais atenção.
Não adianta querer sair pelo mundo se você também está a espera de uma carta de consorcio contemplada.
Porque a preparação financeira será sua rede de segurança e salvador quando você de repente ficar sem aquele estábulo renda a cada mês.
Para concluir esta primeira etapa, você simplesmente precisa fazer um balanço de TUDO em que está gastando dinheiro a cada mês – seja um custo necessário, como aluguel ou uma despesa de luxo, como a nova jaqueta que você acabou de ter.
Isso inclui coisas como cabo e serviço de telefone, aluguel de filmes, jantares com amigos, roupas novas, gás e seguro de carro, seu café com leite diário, livros e tudo o mais com o qual você tem o hábito de gastar dinheiro a cada mês.
Como um nômade digital, é provável que você planeje deixar sua confortável bolha e viajar para fora de seu país de origem.
Esta é uma ótima notícia para nós, cidadãos americanos, porque o custo de vida será menor em muitos destinos ao redor do mundo.
Quer você seja atraído por Varsóvia, Kuala Lumpur, Hong Kong ou Quito, é importante saber quanto você espera pagar em despesas de moradia, alimentação, transporte e a importantíssima conexão WiFi.
Em seguida, acrescente a esse número o custo de um voo de ida e volta para o destino pretendido.
Você provavelmente não comprará um voo de ida e volta, pois sua viagem será ilimitada, então sugiro encontrar uma tarifa de ida de última hora e multiplicar esse valor por dois.
Vai lhe dar paz de espírito saber que tem fundos suficientes não apenas para chegar lá, mas para voltar para casa, caso mude de ideia ou surja uma emergência.
Use o Google Flights para encontrar rapidamente uma tarifa de última hora e só de ida do aeroporto de sua casa e multiplique por dois para obter o valor que você precisa economizar para viagens aéreas.