Quem trabalha como nômade digital, sabe muito bem que é possível conhecer os pontos turísticos Curitiba e de qualquer outra cidade de seu interesse. Trabalhar como nômade digital significa trabalhar viajando e, por consequência, significa também a possibilidade de conhecer vários lugares do Brasil e do mundo.
Verdadeiramente, é uma vida que todos sonham em ter. Afinal, quem não deseja conhecer os principais pontos turísticos de uma cidade? Quem não gostaria de ganhar dinheiro enquanto se diverte pelas Ilhas Maldivas, por exemplo?
O problema é que a profissão de nomadismo digital é muito fantasiada e causadora da frustração de muitas pessoas que saem de um trabalho estável para se aventurar numa ilusão de um trabalho perfeito. O nomadismo digital está longe de ser um trabalho perfeito. Confira a seguir o porquê disso.
Antes de largar tudo para trás e se aventurar no trabalho de nômade digital, você precisa saber quatro pontos fundamentais sobre esse tipo de trabalho. O primeiro deles é que você estará longe da sua casa, Isto é dos seus amigos e da sua família.
Isso implica perder eventos familiares, datas importantes e o mais essencial: a presença de pessoas queridas. Você está preparado para passar boa parte da sua vida longe de quem você ama? Por isso, pense bem se realmente você está disposto a viver do nomadismo digital.
Este artigo não tem o intuito de te fazer desistir da profissão de nomadismo digital, muito menos te desanimar. Mas, existem pontos fundamentais que você precisa saber sobre a profissão para você não se frustrar lá na frente. O segundo ponto desses é saber que você terá que lidar com o estabelecimento de uma rotina.
Não pense que a vida de um nômade digital é uma vida sem regras, sem disciplina, sem organização. Se você não sabe o que vai fazer durante o dia, a sua produtividade e criação irá diminuir drasticamente. Por isso, o nomadismo digital também precisa de uma boa rotina.
Pense bem: você estará em um outro país, com pessoas que você não conhece e nativas de outro idioma. Logo, problemas simples podem se tornar grandes problemas quando você não está na sua terra natal.
Um problema de internet, por exemplo, que poderia ser resolvido com aquele seu conhecido que sabe lidar com esse tipo de serviço, pode se tornar uma grande dor de cabeça em outro país.
O nômade digital vive sim viajando, mas isso não quer dizer que ele está o tempo todo de “férias”. Esse é um dos pontos mais difíceis de ser trabalhado na profissão de nomadismo digital. É preciso saber separar os momentos de trabalho e os momentos de lazer.
É um trabalho duro como qualquer outro. Por isso, você precisa se dedicar e estabelecer um horário de trabalho. Desta forma, você vai conseguir ganhar dinheiro viajando e conhecer os pontos turísticos da cidade onde você está.