O jaleco é a o uniforme oficial de muitas profissões, e todas em comum lidam com a saúde das pessoas – basicamente os profissionais que lidam com alimentos em mercados, gastronomia, cientistas e os mais conhecidos, os médicos, enfermeiros e dentistas.
Esta vestimenta já é uma característica marcante destas e outras profissões, e o branco impecável é algo esperado por todos os clientes e pacientes quando são atendidos por eles.
Sem dúvida, a escolha do branco, há décadas e séculos (conforme a profissão) está relacionado com a limpeza, com a higiene em alguns ambientes, principalmente os alimentares, e de transmitir calma para pacientes em hospitais.
Hoje em dia, o uso de cores relacionadas às emoções mudou completamente a importância da cor branca. Entende-se que ela transmite até mesmo a ansiedade e a depressão por estar relacionada aos procedimentos médicos.
Os próprios hospitais já mudam suas cores internas para cores que transmitam calma, relaxamento, tranquilidade e entendem que o branco estressa visualmente e não é uma cor que cria uma empatia como outras, como o azul e o verde claros ou os tons de laranja.
Desta teoria das cores usadas nos hospitais, consultórios e clínicas, surgiu a oportunidade de modernizar os jalecos, adotando cores diversas e jalecos estampados.
Este é um lugar onde as cores diferentes do branco pode ajudar muito na relação entre médico/dentista e paciente, pois afasta o clima hospitalar que a cor branca carrega.
Especialmente nos consultórios de pediatria, as cores claras ajudam a suavizar a presença do médico em relação aos acompanhantes da criança, tornando ele uma pessoa comum em meio às demais.
Para as crianças, isso tem um efeito positivo, pois a figura do médico está muito ligada à autoridade e a praticar ações que elas não gostam – e nós também não.
Os aparelhos usados em salas de cirurgia, áreas de recuperação pós-operatória e unidades de tratamento intensivo são da cor branca. Se considerarmos que muitos hospitais ainda tem paredes e tetos brancos e a iluminação, é a saturação de branco que incomoda e traz na mente do paciente a relação com o sofrimento em um hospital.
As cores diversas – principalmente as claras – quebram esta monotonia e também melhoram a presença dos profissionais. As cores diferentes do branco hospitalar aproximam o médico do paciente, como uma pessoa normal.
Crianças sempre ficam tensas e angustiadas em ambientes onde a maioria é de adultos. E quando veem que as outras crianças também estão doentes, o estresse aumenta.
Os jalecos coloridos e os estampados são uma ótima forma de melhorar a comunicação com elas, que são extremamente visuais quando pequenas. As estampas, normalmente de personagens de desenhos e filmes, ajudam a distrair e criar um canal de conversa entre elas e o médico e as enfermeiras e técnicos de exames, desarmando a tensão.
Muitos estudos relatam que os jalecos coloridos e estampados também têm efeito positivo sobre os acompanhantes das crianças.
Outro aspecto importante é que os jalecos diferentes do branco humanizam a figura do profissional da área médica e em qualquer um dos ambientes.
Esses jalecos além de lindos, são super estilosos, para que você não tenha medo de mostrar sua personalidade e aproximar-se ainda mais dos seus pacientes.